Utilizamos cookies próprios e de terceiros para coletar informação estatística do uso de nosso site e lhe mostrar publicidade relacionada com suas preferências mediante a análise de seus hábitos de navegação. Se continuar navegando, consideramos que aceita o uso dos cookies. Você pode mudar a configuração ou obter mais informações aqui.
Fechar
PlanetadeLivros
eBook (Epub 2)
Outro formato
Escolha o seu formato
Ver opções de compra

As Costureiras de Auschwitz

Editorial: Crítica
Tema: História

Sinopse de As Costureiras de Auschwitz:

A poderosa história das mulheres que usaram as suas técnicas de costura para sobreviver ao Holocausto, costurando roupas para a elite nazi, no salão de moda do campo de concentração de Auschwitz.

No auge do Holocausto, 25 jovens prisioneiras do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau desenharam, cortaram e coseram elegantes peças de vestuário para as mulheres da elite Nazi. Um trabalho que, esperavam, as salvaria das câmaras de gás. 

Este salão de moda, denominado Ateliê de Alta Costura de Auschwitz, foi criado por Hedwig Höss, a mulher do comandante de Auschwitz e funcionava a poucos metros de distância do bloco de interrogatórios onde se torturavam prisoneiros. Das mãos destas 25 jovens saíram maravilhosas peças de roupa que fizeram brilhar as senhoras da elite nazi em Berlim.

Quando a historiadora Lucy Adlington se encontrou pela primeira vez com Bracha Kohút, a última costureira sobrevivente, sentiu a história ganhar vida. Com base numa investigação aprofundada, em arquivos, em entrevistas à última costureira sobrevivente e aos familiares das restantes prisioneiras, a autora conta-nos a história inspiradora e tocante de As Costureiras de Auschwitz. Os laços de amizade que uniam estas corajosas mulheres não só as ajudaram a suportar as atrocidades que sofreram, mas também a ter um papel ativo na resistência do campo.

Lucy Adlington expõe a ganância, crueldade e hipocrisia do Terceiro Reich e oferece um novo olhar sobre um capítulo pouco conhecido da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

eBook (Epub 2)
Outro formato
Escolha o seu formato
Ver opções de compra

a autora As Costureiras de Auschwitz

© © Denise Curran

Lucy Adlington é escritora, atriz e historiadora britânica, especialista em vestuário, com mais de vinte anos de experiência em investigação e na escrita de ficção e não-ficção.

É autora dos romances Um Ateliê de Sonhos e À Procura de Summerland, e de vários livros de não ficção. Vive em Yorkshire, em Inglaterra, com o marido e um gato.

Saiba mais: http://www.lucyadlington.com/

... Ler mais

Conteúdos extra

PDF
Primeiro capítulo - As Costureiras de Auschwitz
Baixar 868,83 K
Guião de Leitura - As costureiras de Auschwitz
Baixar 2,93 M

Ficha técnica

Data de publicação: 09/02/2022 | Idioma: Portugués | ISBN: 978-989-9103-02-3 | Código: 10296995 | Apresentação: Epub 2 | Coleção: Crítica Portugal | Sentido de leitura: Occidental

Todas as opiniões de As Costureiras de Auschwitz

Deixar um comentário
  • Sua avaliação
Para que a avaliação fique visível, precisamos que aceda à sua conta Aceder
Últimos comentários
Maria José
- 09/03/2022

Este livro é uma homenagem merecida às 25 mulheres que, para sobreviver, se dedicavam à confecção de roupas para os nazis. Nas suas páginas, ao mesmo tempo que denuncia crimes hediondos, enaltece a força da amizade. O apoio entre elas conseguiu com que sobrevivessem mais um dia a um pesadelo sem limites.

“Os nazis tinham perfeita consciência do poder do vestuário para moldar a identidade social e dar ênfase ao seu poder “

Adlington consegue de uma forma notável contextualizar a importância do vestuário e o modo como Hitler o utilizava em forma de propaganda, tendo como maior exemplo os uniformes produzidos pelo famoso estilista Hugo Boss. Tal como o seu líder, também a elite alemã go