Utilizamos cookies próprios e de terceiros para coletar informação estatística do uso de nosso site e lhe mostrar publicidade relacionada com suas preferências mediante a análise de seus hábitos de navegação. Se continuar navegando, consideramos que aceita o uso dos cookies. Você pode mudar a configuração ou obter mais informações aqui.
Fechar
PlanetadeLivros
O Desaparecimento de Josef Mengele
Capa Mole com Badanas
Outro formato
Escolha o seu formato
Ver opções de compra

O Desaparecimento de Josef Mengele

Editorial: Planeta
Coleção: PLANETA PORTUGAL
Número de páginas: 224

Sinopse de O Desaparecimento de Josef Mengele:

Como foi possível que um dos maiores criminosos de guerra de todos os tempos tenha conseguido escapar da justiça durante 30 anos e morrer sem ter pago pelos seus actos?

Odiado, procurado pela Mossad e pelo caçador de nazis Simon Wiesenthal, o lendário e tenebroso médico de Auschwitz, Josef Mengele, nunca foi julgado ou sequer encontrado.

Acabada a guerra e depois de matar e torturar mais de 400 mil homens, mulheres e crianças, o chamado Anjo da Morte refugia–se na América do Sul. A Argentina de Perón é acolhedora, o mundo inteiro quer esquecer os crimes nazis. Mas a caçada recomeça e o criminoso tem de fugir para o Paraguai, e depois para o Brasil. O penoso errar de esconderijo em esconderijo, roído pela angústia e pela paranóia, não conhecerá tréguas… até à sua misteriosa morte.

O Desaparecimento de Josef Mengele é um espantoso mergulho nas trevas. Antigos nazis, agentes da Mossad, mulheres ambiosas e ditadores de opereta evoluem num mundo corrompido pelo fanatismo, a realpolitik, o dinheiro e a ambição.

Esta é a odisseia dantesca de Mengele na América do Sul. O romance-verídico da fuga de um dos mais execráveis símbolos da barbárie nazi. 


Fruto de uma investigação exaustiva, que traça os passos de Josef Mengele desde 1945 até à sua morte, num registo de romance que se lê de forma compulsiva. O livro percorre dois registos geralmente incompatíveis: o rigor de um livro de história e o movimento, a obscura beleza romanesca de uma tragédia.

Mais do que inspirado ou baseado em factos verídicos, com excepção, por exemplo de pequeníssimas liberdades do autor na reconstituição de pequenos diálogos ou monólogos, toda a história é verdadeira. «Não é por ter a palavra “romance” por baixo que se transforma numa ficção completa. É uma técnica literária [o romance de não ficção] para contar uma história verdadeira.» Olivier Guez

«[...] um brilhante mergulho na intimidade de um monstro nazi, nos seus anos de fuga na América do Sul. Ao entrar no quotidiano, inicialmente ostensivo depois sórdido, do “médico” de Auschwitz, o autor explica como ele escapou à justiça dos homens durante 40 anos mas como foi castigado: devorando-se.» jornal Público

« [...] uma reconstrução meticulosa da fuga, no pós-guerra, de uma das figuras mais aterradoras do nazismo.» Le Monde

«O livro merece ser lido em todo mundo» Financial Times

Capa Mole com Badanas
Outro formato
Escolha o seu formato
Ver opções de compra

O autor O Desaparecimento de Josef Mengele

© © JF Paga / Grasset

O autor O Desaparecimento de Josef Mengele

Ficha técnica

Data de publicação: | Idioma: Portugués | ISBN: 978-989-777-135-4 | Código: 10230995 | Formato: 15,5 x 23,5 cm. | Apresentação: Capa Mole com Badanas | Coleção: PLANETA PORTUGAL | Sentido de leitura: Occidental

Todas as opiniões de O Desaparecimento de Josef Mengele

Deixar um comentário
  • Sua avaliação
Para que a avaliação fique visível, precisamos que você acesse sua conta Aceder