PlanetadeLivros
Capa Mole com Badanas
Outro formato
Escolha o seu formato
Ver opções de compra

A Guerra de Franci

Editorial: Planeta
Tema: História
Coleção: PLANETA PORTUGAL
Número de páginas: 248

Sinopse de A Guerra de Franci:

Um testemunho real e poderoso de sobrevivência da mulher que mentiu a Mengele.

«Número? A‑4116. (…)
Profissão? Eletricista.
O quê? Eletricista? Isso é verdade?
Sim.
Tu sabes puxar fios e essas coisas?
Sim.»

Em frente do terrível Dr. Josef Mengele, na fila de seleção de Auschwitz, Franci Rabinek, tentando desviar os olhos do médico da cicatriz que tem na barriga, da operação ao apêndice, mentiu. Uma mentira que lhe salvou a vida. As pessoas com cicatrizes tinham como destino as chaminés.  Não era 

totalmente mentira, o pai, engenheiro eletrotécnico, sempre a encorajara a consertar ligações de fios defeituosas ou eletrodomésticos em casa….

No verão de 1942, Franci Rabinek, de vinte e dois anos, foi deportada com o marido e os pais para Terezín, o campo de concentração a norte de Praga. A primeira etapa de uma viagem de três anos, que passaria pelo inferno de Auschwitz-Birkenau, seguindo-se o campo de trabalhos forçados em Hamburgo e por fim Bergen-Belsen. Regressou a Praga, em abril de 1945, depois da libertação pela mão dos britânicos. 

Conhecida como a estilista de Praga, Franci Rabinek traz-nos nestas suas memórias um relato honesto, cândido e por vezes bem-humorado destes anos sombrios, vividos com as outras prisioneiras do seu círculo de amigos.

Uma jornada de vida e de morte, de luta e superação. O testemunho poderoso de uma jovem determinada a sobreviver aos horrores do Holocausto.

Capa Mole com Badanas
Outro formato
Escolha o seu formato
Ver opções de compra

O autor A Guerra de Franci

Franci Rabinek Epstein nasceu em Praga, na Checoslováquia, em 1920. Estudou no liceu Francês e na escola Alemã de Praga, até que desistiu para ser aprendiz no salão de alta costura da sua mãe. Aos 18 anos, tornou-se na dona do local.

Em 1942, Franci, o primeiro marido e os pais foram deportados para Terezín, onde ela permaneceu um ano e meio, até ser deportada para Auschwitz, de seguida para os campos de trabalho forçado em Hamburgo e por fim...

Ler mais

Ficha técnica

Data de publicação: 08/03/2022 | Idioma: Portugués | ISBN: 978-989-777-539-0 | Código: 10296204 | Formato: 15,5 x 23,5 cm. | Apresentação: Capa Mole com Badanas | Coleção: PLANETA PORTUGAL | Sentido de leitura: Occidental

Todas as opiniões de A Guerra de Franci

Deixar um comentário
  • Sua avaliação
Para que a avaliação fique visível, precisamos que aceda à sua conta Aceder